
WILIAM BLAKE
1) Discuta as imagens sonoras nos poemas de Blake
R- Ele gostava de utilizar ritmo bem marcado, as repetições constantes, as aliterações óbvias e o vocabulário simples com uns aspectos adultos, visando um público bem mais amplo; com o objetivo de anunciar para esse público um mundo da inocência baseado na pureza das crianças.
2) Comente a crítica social que é feita nos poemas de Blake.
R- O advento da Revolução Industrial trouxe vários problemas, e com eles, as insatisfações e as criticas. William Blake criticava a deficiência do sistema industrial que não tinha estrutura para comportar os trabalhadores na área da saúde, educação e saneamento básico. Que as indústrias cresciam de uma maneira rápida, mas não dava suporte e nem base aos trabalhadores. Blake não criticava somente a indústria, mais também, o lado literário, pois esse deveria ter uma linguagem nova, que exprimisse eficazmente as suas inquietudes e substituísse com vantagem os padrões literários vigentes.
3) Quais foram os efeitos da forma com que Canções da Inocência foram publicadas.
R- Blake trabalhou em Canções da Inocência um método de sua própria invenção, à base de cera e de ácido, Blake começava por gravar o texto e as ilustrações em placas de cobre, que depois serviam para a impressão das páginas. Com ajuda da sua esposa, Catherine Boucher, uma jovem simples e analfabeta com quem se casara aos 24 anos, e a quem ensinara a ler e a pintar. Devido à complexidade do processo, não atinge três dezenas o número de exemplares conhecidos dessa primeira edição do livro. Em compensação, o manuseio do volume em sua forma original constitui uma experiência estética única, muito mais rica e gratificante que a proporcionada pelos textos usuais.
4) Quais são as imagens da inocência mais utilizada por Blake e como ele as usa?
R- A imagem que ele mais usa são das crianças. Ele acredita que as crianças não foram corrompidas, sendo assim, possuem uma pureza única. Quando Blake faz uma obra literária, ele sempre utiliza o lado bom e o lado ruim. Nas obras Canções da Inocência que representa
a voz do Céu, ou da razão, a obra Canções da Experiência transmitem a voz do Inferno, ou da Energia. Nas duas obras; Canções da Inocência e Canções da Experiência, podemos ver a maneira que ele trabalha a pureza.
5) Discuta a simplicidade da estrutura e da dicção dos poemas. Qual é o efeito dessa decisão estilística? O que os impede que os poemas sejam simples apesar de sua forma?
R- Blake busca no ritmo das canções uma marcação simples com um ritmo que lembra as cantigas infantis. O autor usa o ritmo das cantigas infantis para trabalhar o lado puro que as crianças oferecem, mas com o conteúdo adulto para aborda o público mais maduro. Por abordar um público mais maduro, as obras se tornam complexa e não simples como muitos imaginam.
6) Os poemas de Blake são simbólicos? Explique sua resposta.
R- Sim, podemos observar esses símbolos em duas obras; o Cordeiro e o Tigre. O Cordeiro é a pureza e a inocência que vem dá visão das crianças, já o Tigre, representa a experiência da vida que os adultos possuem, pois é um símbolo que está relacionado a força e a garra.
7) Como Blake Retrata a infância?
R- A visão de Blake em relação à criança está relacionada à inocência natural a um ser que a sociedade ainda não teve tempo de corromper e que, por isso, ele trabalha esse lado, descreve a infância como algo puro e nobre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário