terça-feira, 30 de dezembro de 2014

                                                       

                                                        

                                           O movimento Romântico
O romantismo foi um movimento político, filosófico e principalmente artístico que surgiu nas ultimas décadas do sec XVII , primeiramente na Alemanha, na frança e na Inglaterra, que ficou ainda uma grande parte do século XIX. O romantismo constitui numa transformação estética desenvolvida em oposição a tradição neoclássica setentista e inspirada em modelos medievais, caracterizando-se como uma visão contrária de mundo, ao racionalismo, buscando um nacionalismo que viesse a consolidar os estados nacionais na Europa.
 Nesta época o ambiente intelectual era de grande rebeldia. Na política surgia o liberalismo político, na sociedade imperava o inconformismo e no que se diz ao campo artístico, havia repúdio ás regras.O romantismo veio a se manisfestar de formas bastantes diferentes nas artes, na literatura e na música, apesar da censura da época.
 As características centrais do romantismo são o lirismo, o subgetismo, o sonho de um lado, o exagero, o exótico, o nacionalismo, a idealização do mundo e da mulher, pois ela  era musa, era amada e desejada, mas não tocada.Depois foi também notados o pessimismo e um certo gosto pela morte, religiosidade e naturalismo.Segundo Hibbard, podem-se apontar as seguintes qualidades para o espírito romântico: 

O individualismo, onde se é totalmente pessoal e intima.
O Ilogismo, pois não tinha oscilações nas emoções.
O senso de mistério, Onde ele é atraído pelo mistério da existência.
O escapismo, é o desejo do romântico de fugir da realidade para um mundo idealizado.
O reformismo, que é a busca por um mundo novo.
O sonho é o desejo representado por mitos e símbolos. 
A fé, o que comanda o espírito romântico.
O culto a natureza, representada como o lugar de refugio, puro, não contaminado pela sociedade.
O retorno ao passado, onde se idealizava uma civilização diferente da presente.
O pitoresco, o espaço atraía o romântico, as florestas, as longes terras, as diferentes fisionomias. 
O exagero, que era simbolizado por um mundo de perfeição e sonho. Além disso, o romantismo distingue-se ainda por traços, formas e estruturas.
 Finalizamos nosso pequeno apanhado, salientando que o romantismo cultivou principalmente a poesia lírica, o drama e o romance, seja social e de costumes, psicológicos e sentimental, gótico e de aventuras, histórico, de tema nacional ou medieval.

Nenhum comentário:

Postar um comentário