MUITO INTERESSANTE,


Comunicação não verbal entre meninos e entre meninas
Baseando-se nas charges entre comunicação não verbal entre meninos e meninas, analisando a imagem como foco central de intertextualidade.
De acordo com André Ricardo N. Martins (2006 p. 31A 40), o discurso é ‘’Todo discurso é uma construção social,que ao ser visto e considerado sob o ângulo de seu contexto historicamente e socialmente assim como são as condições. O discurso reflete uma visão de mundo determinado e que está ligada as pessoas da sociedade em que vivem.”
Ao usar a linguagem como prática social nas charges, pode-se perceber a rivalidade critica nos olhares das meninas que tentam ganhar para si , a perfeição que julgam que a oposta não tem. Muitas vezes a comunicação não está na palavra e sim na imagem, nas cores, nas texturas, nos gráficos e no olhar critico . Imagem e palavra. O discurso que elas fazem uma da outra também é uma forma de prática social , da mesma forma que a escrita e a verbal . Pode-se usar as charges para a reflexão e questionamento de valores , crenças e práticas social, assim como despertar um olhar crítico na direção em como são as ações da ideologia e para as estratégias de construção do feminino, o que levará a legitimação de padrões ideológicos do senso comum. É perceptível que as identidades de gêneros constituídas são tradicionais no qual as meninas acumulam críticas por estarem em patamar de identidades em conflito, e os meninos constituem a identidade machista e tradicional onde não se passa de ‘’blá blá blá’’, olho no olho, sem responsabilidade crítica -analítica.
De acordo com Fairclouger ( 1989 a 1992 ), Kress (1996), Pedro(1996 a e b) e Wodak (1996) , o discurso é ” Uma das diferenças marcantes entre a análise do discurso critica , reside na maneira como é conceituado o sujeito . Na analise do discurso existe a valorização do sujeito – locutor (meninos) .
Na análise do discurso critica as pessoas são julgadas por sua socialização em determinados contextos sociais (meninas).
Esses discursos podem ser definidos socialmente ou temporalmente, como verbais e não verbais , críticas e não críticas, tendo como base um ponto comum que devem contextualizar os elementos relacionados socialmente por regras e crenças, pois uma representa a causa e a outra a consequência , a confinência delas é uma relação contraditória. Neste discurso há preconceitos econômicos , culturais, sexuais, etários...
De acordo com Hostede (1991:106) o discurso é “ O contato com uma cultura estranha que desencadeia muitas vezes um choque, pois quase em todas as sociedades os homens dominam a vida política, a vida social e o mundo dos negócios”.
As figuras das meninas nas charges , traz as inquietações femininas e a busca por sua própria identidade, onde aponta também as funções atribuídas a mulher ao longo do tempo e revela a sua necessidade em buscar autonomia e espaço, deixar a simetria e tradicionalidade, sobrepor ao lado machista, onde é submetida as normas socias e onde sua função é a obediência as convenções e sair em busca de sua independência, identidade. Deixar de ser limitada e não aceitar que a prevalência dos preceitos sociais sobressaiam aos seus desejos. A sociedade impõem à figura feminina, a obediência, condenam a transgressão e deixam a discriminação e o preconceito torná-la tão crítica.
Diante de tudo isso esses discursos nos mostram o quanto a mulher sofreu e continuam a sofrer com as pressões socias que ditam regras a serem seguidas, porém na contemporaneidade é relevante a identidade feminina que revela-se inserida na sociedade, começando a se deslocar em virtude da emancipação dos sujeitos sociais.
É um passo para uma cidadania digna para a figura feminina que cada vez mais vem conquistando um espaço de destaque na sociedade.
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