
Conto do Beleguim e o Conto do Frade.
Conto do Beleguim. Narra uma imagem e semelhança que o Frade faz do Beleguim com o próprio Satanás.
A ambição, a ganância e a falta de compaixão do Beleguim com o seu próximo, mostra o desrespeito com o seus irmãos.
Mesmo quando os habitantes não devem para o arcediago o Beleguim inventa dividas, contas aonde não existem, com o objetivo de obter dinheiro para si não se importando, com as mentiras e enganos, e nem pensando na dor, no sofrimento e nas angustias das pessoas.
No entanto, o Frade não escapa das acusações em relação ao Beleguim, pois os Frades quando visitam os seus “irmãos”, os habitantes que moram nos povoados, ele se esconde por trás de uma falsa doutrina.
Em nome da igreja e de uma garantia ao reino dos céus, ele utiliza o suborno com o seu próximo, fazendo com que este dê a ele o que deseja.
Os Beleguins acusam os Frades de serem seres mentirosos, gananciosos e mesquinhos, pois vendo os fiéis enfermos, eles querem obter lucro a qualquer custo, os Beleguins acusam os Frades de molestarem as esposas e viúvas com suas ambições.
Tanto o Beleguim como o Frade, usam suas profissões para obter lucro próprio, eles se escondem atrás de mentiras, falsas promessas e punições para ter lucro. O interessante dos dois contos são as mentiras, hipocrisia e falsidade, pois um acusa o outro pela profissão e pelas maneiras de proceder, mas ambos possuem as mesmas falhas com mascaras diferentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário